Técnica Pomodoro

O que é?

É uma técnica que consiste em melhorar/medir sua produtividade pessoal.

Como funciona?

  1. Faça uma lista de suas tarefas num papel. Ex. Ler um livro, estudar para química, codificar um método java, arrumar a casa, etc…
  2. Ajuste um cronômetro para alarmar em 25 minutos.
  3. Durante este período você só deve fazer aquilo que definiu no papel. É terminantemente proibido fazer qualquer coisa que não a tarefa. Se tiver alguma interrupção, opcionalmente pode fazer uma marcação ao lado da tarefa.
  4. Após os 25 minutos você finalizou 1 pomodoro.
  5. Pare imediatamente sua tarefa por 5 minutos! Descanse! Neste momento pode olhar o instagram, retornar uma ligação, etc. Faça uma marcação ao lado de sua tarefa indicando a realização de um pomodoro.
  6. Após os 5 minutos de descanso, volte a sua atividade iniciando mais um pomodoro.
  7. Repita este ciclo até completar 4 pomodoros
  8. Ao fim do 4 pomodoro você pode tirar 15 minutos de descanso.

No fim terá marcação de quantos pomodoros foram gastos para sua tarefa, bem como quantas vezes foi interrompido.

Quem pode utilizar?

Todos podem se beneficiar desta técnica, sejam aqueles que queiram medir seu desempenho ou para quem tem dificuldades de concentração.


Utilizo esta técnica a um tempo. Comecei medindo meus desenvolvimentos nos sistemas que atuo. Depois passei a utilizar na minha vida pessoal para diversos fins, que iam desde medir quantas páginas de um livro consego ler em um pomodoro até quantos pomodoros uso pra arrumar a casa.

Uma dica interessante é anotar ao lado de sua tarefa, um tracinho que representa as interrupções sempre que houver durante o pomodoro. Você vai se espantar com a quantidade de distrações que temos em tão pouco tempo!

A técnica do pomodoro defende a teoria que qualquer coisa, por mais importante que seja, pode esperar o período de 25 minutos. Ou seja, mesmo que o telefone toque, podemos retornar para a pessoa em 25 minutos. Mesmo que seu colega de trabalho venha conversar com você, explique que o atenderá em instantes, apesar de estranho, se a pessoa conhecer também a técnica, ela respeitará seu tempo.

ps: 2 pomodoros foram gastos para escrever este post 🙂